A depressão é uma doença que se espalha como uma pandemia. Todo ano, milhares de pessoas são diagnosticada com esse mal no mundo.
A complexidade dessa doença necessita de acompanhamento médico para que seja tratada logo no início que é descoberta. Entenda mais sobre esse tema!
Depressão tem cura?
O tratamento psicoterápico é recomendado para aqueles casos de leves depressão, no entanto, para casos graves, o indicado são os de antidepressivos.
Quanto tempo pode durar o tratamento da depressão?
Isso depende de cada paciente. Algumas pessoas reagem mais rápido em médio prazo, já com outros, o tratamento funciona melhor a longo prazo.
Agora, voltando a nossa pergunta: A depressão tem cura?
Sim, ela tem, e essa cura depende de dois fatores. "e Quais são?".
São os fatores neurológicos e os psicológicos. Isso significa que uma pessoa para ser curada totalmente da depressão precisa tratar tanto os seus problemas psicológicos como os seus problemas neurológicos.
O que pode tratar os problemas neurologicos/psicológicos?
Os problemas neurológicos podem ser tratados com alguns tipos de medicamentos, que o seu médico pode lhe receitar. Já os problemas psicológicos podem ser tratados quando você aprender a trabalhar bem as suas emoções, então, procure um psicólogo para lhe ajudar nessa tarefa.
O que causa a depressão?
A depressão não é uma doença simples de diagnosticar a sua causa. Mas algumas das causas principais estão elencadas logo a seguir:
- Traumas de infância - adultos ou adolescentes que sofreram algum trauma na sua infância tem maior tendência para desenvolver a depressão.
- Estresse físico e psicológico - A rotina, o trabalho, a escola são alguns dos fatores que causam estresse físico e psicológico. Se tal estresse não for tratado pode evoluir para uma depressão profunda.
- Doenças sistêmicas - A diabete, tumores, AIDS, Hipertensão são apenas alguns dos tipos de doenças que podem causar também a depressão.
- Consumo de drogas lícitas ou ilícitas - Toda pessoa que faz uso de algum tipo de droga pode ser alvo da depressão também.
- Acontecimentos importantes, como a perda de um ente querido, divórcio, perda de emprego, entre outros;
- Determinados medicamentos - Existem muitos medicamentos que são usados para tratar um tipo de doença, mas a depressão como efeito adverso. É importante relatar ao seu médico os efeitos causados pelo medicamento que utiliza.
Como fazer para descobrir os sintomas da depressão?
Você já ficou triste, mas algumas horas depois, estava sorrido, contente como se aquela tristeza nem tivesse existido? Esse tipo de tristeza passageira não é depressão.
A tristeza em uma pessoa com depressão é muito forte e constante, ou seja, passa dia, passa noite, passa semanas e, em muitos casos, até meses e anos; e a depressão não some.
Veja a seguir alguns sintomas físicos e psicológicos que afeta a pessoa com o humor deprimido e com pensamentos negativos:
- Alteração de peso (ganhou o perda não intencional);
- Alteração de sono (insônia ou sono excessivo);
- Fadiga ou perda de energia;
- Sentimento de culpa excessivo;
- Dificuldade de concentração;
- Baixa autoestima;
- Problemas psicomotores;
- Alteração da libido;
- Sentimento de vazio;
- Pensamentos suicidas e/ou autodestrutivos.
Existe alguma atividade que ajuda a curar a depressão?
Sim, existe. A meditação é o mais comum. Ela ajuda a exercitar o autoconhecimento; lhe proporcionando o controle dos próprios sentimentos e também lhe mostra como lidar com a ansiedade.
Fazer atividade física é outra estratégia para lhe ajudar a superar essa doença. "Como?" Quando você realiza atividade física, alguns hormônios, como a serotonina e a endorfina, são liberados no seus corpo. Isso causa uma sensação de bem-estar que contribui com o tratamento dessa doença.
A acupuntura é outra atividade que só trás benefício. Ela ajuda no controle da dor, da insônia, da ansiedade. Ou seja, essa é uma atividade ótima para ajudar a lidar com a depressão. Se na sua região tem algum especialista que trabalha com acupuntura, procure-o e veja por você mesmo se esse tratamento funciona.
A depressão é causada pelas características de sua personalidade, mas também por fatores genéticos. Mas veja bem, os fatores externos podem também ser os gatilhos dessa doença.
Portanto, a depressão é uma doença que tem cura, mas depende de você para procurar o tratamento adequado.
A sua felicidade tem que se tornar a sua prioridade. Por isso, procure um acompanhamento médico para que nunca se torne refém da depressão.
Um grande abraço e seja muito feliz!