A monetização do Google Adsense já é considerada, por muitos, a pior forma de ganhar dinheiro em 2024. Essa plataforma de anúncios mudou a forma de montização dos site e blogs. Por isso, que houve uma queda gigantesca nos rendimentos dos editores após a mudança do CPC para CPM.
Monetização de sites/blogs em 2024 foto: divugação/Gazeta Cruzada |
Mudança na forma de monetização representa uma queda Brutal na renda dos editores
Antes dessas mudanças, 85% da receita de um site/blog era com base nos cliques (CPC) e o restante (15%) era distribuído entre em lances de Viwability e CPM (custo por mil impressões). Agora, as impressões (CPM) são 100% da receita.
Nas mensagens de aviso sobre essas mudanças, o google adsense informou que os editores não notariam diferença nos seus rendimentos, mas o fato é que todos notaram.
Um editor reclamou nas suas redes sociais que faturava em média $700 por mês em um de seus sites de notícias, mas depois dessas atualizações não conseguiu fazer nem $100. Isso aconteceu por que a maioria das impressões geram só 0.01 centavo.
Concentrar toda a receita em 100% das impressões significa que o google adsense só vai pagar pelas impressões visíveis e se não tiver visibilidade, ele não paga nada. O resultado disso é uma queda brutal nos rendimentos dos editores.
Em resumo, não é mais vantajoso aumentar o número de anúncios. Primeiro por que não serão mais vistos, e segundo não vão agregar valor na sua receita final. Ou seja, muitos editores vão acabar por decidir em limitar a quantidade de anúncios nos seus sites/blogs.
Se os editores continuarem perdendo receita mês após mês, muito, provavelmente, vão acabar buscando pelos concorrentes do Google Adsense e desativar os anúncios do mesmo, já que não está gerando receita suficiente.