No depoimento à Polícia Federal, o general Marco Antônio Freire Gomes (ex-comandante do Exército) apontou o ex-presidente Jair Bolsonaro como o principal articulador do golpe (2022) para impedir a eleição do Lula.
![]() |
Ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser preso? foto: Reprodução / Redes Sociais |
Em nenhum momento durante seu mandato ou após a eleição, Jair Bolsonaro assumiu a responsabilidade pelos acampamentos golpistas. Porém, o general fez a grave acusação na última sexta-feira (1/3) durante seu depoimento à PF, sugerindo que o ex-presidente foi o responsável por instigar a tentativa de golpe.
Embora vários militares e ex-ministros de Bolsonaro tenham sido presos, o STF ainda não se pronunciou sobre a prisão do ex-presidente. Caso as acusações se comprovem, Bolsonaro poderá enfrentar sérias consequências legais.
Outro Ex-Presidente na Cadeia?
Jair Bolsonaro se encontra em uma situação delicada, pois poderá enfrentar prisão, assim como ocorreu com o ex-presidente Lula, que passou 580 dias preso em Curitiba. Durante seu período na cadeia, Lula foi impedido de disputar as eleições, mas sua condenação foi anulada por erros jurídicos, permitindo sua candidatura e vitória nas eleições de 2022.
Após a derrota, Bolsonaro não reconheceu de imediato o resultado das eleições e sequer passou a faixa presidencial a Lula. Suas atitudes contribuíram para a radicalização de grupos golpistas, que culminaram na invasão dos prédios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023.
Fake News e a Crise de Confiança nas Instituições
A desinformação e a disseminação de fake news sobre as urnas eletrônicas abalaram a confiança nas instituições democráticas. Narrativas falsas espalhadas nas redes sociais causaram uma espécie de delírio coletivo, com uma minoria da sociedade acreditando que "não havia salvação para o Brasil se Lula assumisse a presidência".
Além disso, muitos líderes religiosos se envolveram no debate político, usando sua posição para manipular fiéis e restringir o direito de voto, muitas vezes com objetivos próprios e políticos.
O Papel da Religião na Política
A exploração da fé por políticos e líderes religiosos para alcançar interesses pessoais tem se mostrado um fator importante no cenário atual do Brasil. Infelizmente, muitos desses líderes têm utilizado o poder das igrejas para manipular e escravizar as massas, em uma prática que enfraquece a democracia e a liberdade de escolha do povo.
Postar um comentário
Os comentários não é a nossa opinião e, portanto, o autor da mensagem é quem se responsabiliza pelo conteúdo postado.