O Santos, comandado por Fábio Carille, derrotou o Timão de Thiago Kosloski com o gol do João Schmidt. Essa foi a quinta derrota em seis partidas do clube alvenegro. Isso o coloca mais próximo da zona de rebaixamento.
A alta cupla do Timão colocou nas costas do seu ex-técnico Mano Menezes toda a responsabilidade por essa crise. A maior prova disso é que o mesmo foi demitido na segunda-feira (05).
Como o Timão perdeu?
No primeiro tempo, o Santos foi superior. Ele conseguia abrir espaços e dificultar a marcação adversária. Aos 22 minutos, numa cobrança de escanteio, a rede do Corinthians balança com o gol de cabeça do João Schmidt.
Durante a partida, o Peixe teve muitas oportunidades de ampliar o placar, mas não o fez.
O Santos vence o Corinthians por 1 a 0 Imagem: Reprodução/GE |
O Corinthians tentou reagir no segundo tempo com a entrada dos seus ex-titulares Fausto Veras, Yuri Alberto e até mesmo com o Rojas.
Mas só foi criar uma oportunidade de empate nos últimos minutos da partida com Rodrigo Garas e Rojas. A partida terminou assim: sem o timão marcar e mais próximo da zona de rebaixamento.
De quem é a culpa pela crise no Corinthians
No futebol brasileiro, se um time vai mal, a culpa é do técnico. A alta cupla, responsável pela administração do clube, nunca chama a responsabilidade para si.
Os jogadores tiram o corpo de lado por que acreditam que não são responsáveis pelas decisões. Mas é claro que todos os atores dessa novela tomam decisões. O que diferencia essas decisões são os níveis de hierarquia.
É sabido que o técnio precisa ensinar diversos tipos de técnicas desportivas para os seus jogadores com a finalidade de classificar o seu time e, principalmente, de vencer campenatos. Mas se o mesmo não conseguir bons resultados, logo é demitido (descartado como lixo).
Muitas decisões que chegam na beira do campo, vem do topo da alta cupla e nem mesmo o técnico pode mudar isso. Esses carregam nas costas toda a responsabilidade que nem a alta cupla e nem os jogadores querem assumir.
O Corinthians é um dos times brasileiros que mais demitem técnicos quando o time perde algumas partidas sucessivas. Quando isso acontece, os torcedores organizados pedem a 'cabeça de alguém'.
A 'cabeça' do técnico é sempre mais fácil de carrega num 'prato' do que a 'cabeça' de um alto executivo do clube. Como não é nada fácil contratar um novo jogador, então, dificilmente, são demitidos só por que perderam cinco partidas sucessivas.
Com a desculpa que Mano Menezes vinha acumulando derrotas, a diretoria do time alvenegro decidiu descontinuar o seu traballho na última segunda-feira (5).
Em resumo, entre a diretoria e os jogadores é muito mais fácil demitir o técnico. Essa pratica abusiva precisa mudar no mundo do futebol, principalmente, aqui no Brasil.