(EFOA-MG) Um aluno sentado na carteira da sala

(EFOA-MG) Um aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma.

A única alternativa correta é:

a) a velocidade de todos os meus colegas é nula para todo observador na superfície da terra.

b) eu estou em repouso em relação aos meus colegas, mas nós estamos em movimento em relação a todo observador na superfície da terra.

c) como não há repouso absoluto, não há nenhum referencial em relação ao qual nós, estudantes, estejamos em repouso.

d) a velocidade do mosquito é a mesma, tanto em relação aos e meus colegas, quanto em relação ao professor.

e) mesmo para o professor, que não ara de andar pela sala, seria possível achar um referencial em relação ao qual ele estivesse em repouso.

Questão comentada do vestibular EFOA-MG

Questão de Física do EFOA - MG - Foto: Divulgação / Gazeta Cruzada
Questão de Física do EFOA - MG - Foto: Divulgação / Gazeta Cruzada


Esse problema tem como respota correta o item “E”. Aqui você vai aprender, que na Física, "tudo depende do referencial", como a ideia de repouso, movimento, variação de espaço e velocidade.

Para chegar em uma conclusão mais exata, vamos vê primeiro por que os outros itens estão incorretos!

O referencial diz quando o corpo está em movimento (item a)

O item “a” está incorreto. Isso porque pode existir um referencial fora da sala de aula em que todos os seus colegas estejam em movimento, ou seja, todos podem possuir velocidade diferente de zero.

Quer vê um exemplo com velocidade não nula? Um observador, dentro de um carro, vê os alunos em movimento relação ao seu referencial, que é o carro. 

Ou seja, o observador tem a sensação de que os alunos estão em movimento. Isso acontece porque o carro se distância ou se aproxima dos alunos.

Em resumo, o movimento só existe, se ocorrer alteração na distância entre os alunos e o referencial, que neste exemplo é o carro. 

Por isso, a primeira coisa que você tem que determinar, em problemas como este, é o referencial, que diz que o corpo está em movimento.

O referencial diz quando o corpo está em repouso (itens b e c)

O item “b” está incorreto. Isso acontece porque também pode existir um referencial fora da sala de aula, na superfície da Terra, em que o aluno e os seus colegas estejam em repouso, ou seja, todos podem possuir velocidade igual a zero.

Quer mais um exemplo sobre corpos em repouso? Um observador, que pode ser o jardineiro parado no lado de fora da sala de aula, vê os alunos em repouso em relação ao seu referencial, que é o jardim. 

Em outras palavras, para o observador, os alunos estão em repouso. isso ocorre porque a distância deles ao jardim não se altera.

Em resumo, o repouso só existe, se não ocorrer alteração na distância entre os alunos e o referencial, que neste exemplo é o jardim. 

Por isso, para analisar, corretamente, o problema, escolha primeiro o referencial, que diz que o corpo está em repouso.

O item “c” está incorreto. Por que? Por que a explicação é a mesma do item “b”. Ou seja, pode existir um referencial no qual todos os alunos estejam em repouso.

Dica: problemas com conceitos de movimento ou repouso, quando muito generalizados, como este, geralmente, estão errados.

A velocidade depende da variação do espaço percorrido (item d)

O item “d” está incorreto. Isso por que o mosquito, que voa perseguindo o professor, tem velocidade diferente em relação ao professor e aos alunos na sala, na medida que o tempo passa.

Isso ocorre por que, em diferentes instantes de tempo, o mosquito pode está mais próximo do professor e mais distante de cada aluno presente na sala.

Isso significa, que em diferentes instantes de tempo, o espaço que o mosquito precisa percorrer até o professor é diferente do espaço que o mosquito precisa percorrer até os alunos para dar “aquela picadinha”.

Em resumo, a velocidade só existe com passar do tempo, se ocorrer alteração no espaço percorrido entre o mosquito e o professor, ou entre o mosquito e os alunos. 

Na Física, essa alteração no espaço percorrido é chamada de variação de espaço.

Existe algum referencial em que o professor esteja em repouso? (item e)

O item “e” está correto. Isso acontece porque mesmo que o professor não pare de andar pela sala, é possível encontrar um referencial em que o próprio esteja em repouso.

Isto significa que é possível existir um referencial que se move com a mesma velocidade do professor. O exemplo a seguir descreve essa situação.

Imagine, que o professor tenha uma caneta no seu bolso, então, é óbvio que o professor e a caneta se movimentam com a mesma velocidade em relação aos alunos, que são os referenciais.

Por outro, se analisarmos o movimento da caneta em relação ao professor, percebemos que a distância entre a caneta e o professor não muda. 

O que significa que a caneta está em repouso, considerando o professor como referencial; ou vice-versa, a caneta pode ser considerada como referencial, que diz que o professor está em repouso em relação a ela.

Em resumo, é possível que o professor esteja em repouso em relação a algum referencial, se a distância entre os mesmos não se alterar.


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