Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar NTFS, FAT32 (padrão) e exFAT?

utilizar NTFS, FAT32 (padrão) e exFAT?

As vantagens e desvantagens de utilizar NTFS, FAT32 (padrão) e exFAT 

O sistema de arquivos são três NTFS, FAT32 (padrão) e exFAT . Eles são utilizados para organizar, acessar e armazenar dados em computadores ou dispositivos, como pen drives, disco rígido, CDs, DVDs e diversos tipos de mídias. 

Por exemplo, quando você quer formatar um pen drive, aparece a opção para escolher o tipo de sistema de arquivos:  NTFS, FAT32 (padrão) e exFAT. Veja a imagem ilustrativa:





As vantagens e desvantagens do NTFS?

NTFS é ideal para arquivos de HDs internos, como os que são encontrados em disco Rígidos (HD) e também em disco de estado sólido (SSD).  Veja bem, essa opção é o sistema padrão de arquivos do Windows. O que isso significa? Significa que  essa opção é a ideal quando você quer usar o seu pen drive para formatar o seu computador. ( Se você quer um artigo explicando como formatar o seu computador usando um pen drive, deixe nos comentários).

As vantagens do NTFS são:

a) ele é mais seguro do que as opções  FAT32 e exFAT;

b) ele tem recursos de recuperação de arquivos, ou seja, tem opção de Backup. 

c) ele tem suporte para discos rígidos, bem mais grandes. 

d)ele tem configurações de controle e de acessos de arquivos;

e) Ele tem suporte a criptografia e a diversas outras funções;

As desvantagens do NTFS são:

a)ele não tem compatibilidades com todos os sistemas operacionais. Por exemplo, você pode sofrer com problemas de compatibilidade no Linux ou no Mac.

b) ele não oferece suporte para  PlayStion 4 e Xbox 360;

A opção NTFS é indicada, portanto, para as pessoas, que precisam compartilhar arquivos grandes com segurança entre dispositivos diferentes, mas compatíveis com esse formato. Por causa disso e outras vantagens, os NTFS continuam sendo os sistemas de arquivos mais utilizados no mundo.


As vantagens e desvantagens do FAT32?

FAT32 (padrão) é semelhante ao NTFS, contudo, é mais antigo e menos eficiente do que os NTFS. Veja bem, embora  FAT32 seja mais limitado, ele  é útil para lidar com dispositivos que não suportam outros tipos de arquivos. Isso significa que ele tem maior compatibilidade com dispositivos removíveis, como pen drives e cartões SD. 

As vantagens do FAT32 (padrão) são:

a) ele é mais compatível do que as opções  NTFS e exFAT32. Então, a opção  FAT32 pode ser lido e gravado por qualquer sistema operacional e quase todos os tipos de dispositivos;

b) ele funciona em pen drive, cartão de memória, SSD, celulares e muitos mais.

As desvantagens do FAT32 (padrão) são:

a) ele é mais lento para ler e gravar arquivos do que as opções NTFS e exFAT;

b) ele não aceita arquivos maiores do que 4GB;

c) ele não suporta partições maiores do que 8TB;

d) ele não possui regras de segurança como os NTFS

A opção FAT32 (padrão) é indicada, portanto, para as pessoas que precisam compartilhar arquivos pequenos em diversos tipos de dispositivos. Ou seja, essa opção é a melhor para quem só quer formatar o seu pen drive com maior compatibilidade possível com os seus arquivos. 

As vantagens e desvantagens do exFAT?

exFAT é a melhor opção para pen drives e HDs externos. Por quê? Por que ela tem recursos avançados como os NTFS e, simultaneamente, pode ser utilizados em dispositivos portáteis. Embora essa opção não seja a mais popular, você vai conseguir usufruir de recursos semelhantes aos que tem  no FAT32 (padrão). 

As vantagens do exFAT são:

a) Ele foi pensado para diversos tipos de dispositivo flash, como pen drive, cartão de memória, SSD, Celulares e muitos outros;

b) ele é mais rápido para ler e gravar arquivos do que o FAT32;

c) ele aceita arquivos maiores do que 4GB;

d) ele pode ser lido e gravado pelo sistema operacional da Apple;

e) ele pode ser lido e gravado pelo sistema Linux, instando neste algumas extensões;

f) ele possui regras de segurança como os NTFS;

As desvantagens do exFAT são:

a) Equipamentos antigos podem não ser reconhecidos. Ou seja, dispositivos mais antigos podem não aceitar esse formato. 

b) ele não funciona no Xbox 360;

A opção exFAT é indicada, portantopara as pessoas que precisam compartilhar arquivos grandes em diversos tipos de dispositivos ou em sistemas operacionais diferentes. 

Por tanto, pensando na compatibilidade, lhe recomendo que utilize FAT32 (padrão). Por outro lado, se você quer mais segurança, utilize NTFS. Mas se o seu objetivo é compartilhar arquivos grandes ou pequenos com diversos tipos de dispositivos compatíveis, utilize a opção exFAT. 

Em resumo, o NTFS é o sistemas de arquivos mais segura, o exFAT é o segundo mais segura e o FAT32 é o menos seguro. Já se considerar a relação de compatibilidade com sistemas e dispositivos, o mais compatível é o FAT32, o segundo mais compatível é o exFAT e o menos compatível é NTFS. 

Espero, que agora, você possa ser capaz de decidir qual é a melhor opção. Aqui não existe a opção certa ou errada. O que vai fazer você escolher certo, é a sua necessidade de utilizar algumas das vantagens dos sistemas de arquivos. Em algumas situações, você vai preferir NTFS, em outras FAT32 ou exFAT.

Mas o bom de tudo isso, é que se você não gostar de um desses sistemas de arquivos, você pode escolher outra opção que atenda melhor os seus objetivos.


Post a Comment

Os comentários não é a nossa opinião e, portanto, o autor da mensagem é quem se responsabiliza pelo conteúdo postado.

Postagem Anterior Próxima Postagem