A tecnologia é usada para curar transtornos mentais
Transtornos mentais, como depressão, estresse e ansiedade fazem parte da rotina de milhões de pessoas pelo mundo. Se você der um passo agora, pode acabar tropeçando em alguém que sofre com um mais desses transtornos. Procurar um profissional especializado da saúde é a única esperança de cura, mas isso não é tão fácil. Devido à alta demanda, é difícil encontrar disponível profissionais qualificados. Como atender um público tão grande, que sofre com tipos de transtornos como este?
A depressão, que é transtorno de humor, atua como um catalizador de diversos tipos de doenças. Diagnosticar e tratar esse transtorno, rapidamente, é um desafio difícil, mas não impossível. Agora a questão é: como fazer uma ponte entre psicólogos e pacientes, favorecendo o seu atendimento de forma rápida e eficiente? Questionamentos como este traz para mesa de discussão o uso da tecnologia para tratar e diagnosticar diversos tipos de doenças que afetam a saúde mental dos pacientes.
Atualmente, plataformas virtuais conectam o paciente ao psicólogo quase que instantaneamente. Isso favorece consultas online mais eficiente e um diagnóstico mais rápido e preciso. Se antes o paciente tinha dificuldade para se consultar com o psicólogo, agora, com os avanços tecnológico, a realidade é outra.
Algumas dessas plataformas, que fazem essa conexão do psicólogo com o seu paciente, são: Falafreud, Vittude, Telavita. Mas, além dessas plataformas, os psicólogos usam Skype, Zoom, Hangout e até Whatssap para consultar o paciente.
Com a tecnologia é possível criar grupos online cuja a proposta é modificar o comportamento do paciente, tais como: adquiri habilidades sociais, diminuir a timidez, melhorar as relações interpessoais, permite a troca de experiências, o compartilhamento de dores.
Portanto, atualmente, estão surgindo vários aplicativos, plataformas e grupos online que ajudam a mapear as crises de ansiedade, de depressão e de vários outros tipos de transtornos mentais. Mas todas essas plataformas que foram citadas não dispensam o acompanhamento de um psicólogo.
Se o corpo adoece, a mente também. Se tem cura para o corpo, para a mente também tem. Por isso, para melhorar a sua qualidade de vida, você tem que tratar o corpo e a mente também.