O Brasil e os lançamentos de foguetes

 




O Brasil e os lançamentos de foguetes

A empresa Innospace da Coreia do Sul anunciou nesta sexta-feira, 17/06/2022, que pretende lançar um foguete do Centro de Lançamento de Alcântara, localizado no estado do maranhão. Essa é a primeira vez que uma empresa privada usa o espaçoporto da Agência Espacial Brasileira com esse propósito.

"Quem vai lançar esse foguete é a Innospace, mas quem vai voar nele é o Brasil". Por quê? Porque com os lançamentos de pequenos satélites, o Brasil entra com força nesse mercado.

Por que a Innospace escolheu o Brasil para lançar os seus foguetes? 

Economia com combustível é a resposta. Os seus satélites não precisam ir para muito longe, somente precisam atingir o seu estado órbita. Mas para isso, o melhor local com a menor distância à orbita é o aeroespaço de Alcântara. 

Por tanto, lançar um foguete desse lugar significa uma economia considerável com combustível. A vantagem do lançamento de foguetes no aeroporto de Alcântara só é possível por que ele fica localizado próximo da linha do Equador. 

Essa linha é o ponto da terra mais próximo da órbita dos satélites geossíncronos. Estes satélites possuem um período orbital tal como o da rotação da terra. Ou seja, cada dia sideral que passa, você vai encontrar esses satélites na mesma posição no céu.

Quando será lançado o primeiro foguete da Innospace em Alcântra? Existe uma projeção que os lançamentos ocorram a partir de dezembro. Embora as autoridades tenham se pronunciado, positivamente, sobre esse fato, ainda não tivemos um pronunciamento oficial. Mas a expectativa é grande que ocorra no final do ano.



Post a Comment

Os comentários não é a nossa opinião e, portanto, o autor da mensagem é quem se responsabiliza pelo conteúdo postado.

Postagem Anterior Próxima Postagem