O PEN DRIVE é um dispositivo capaz de armazenar muitos dados em formatos de vídeos, imagens, áudios e vários outros tipos de mídias. Mas a sua memória tem um limite para armazenar conteúdos. Quando isso acontece, tem duas soluções: apagar alguns arquivos para abrir espaço para outros, ou formatar o pen drive.
Aprenda formatar um pen drive
Veja bem, formatando o pen drive, você apaga todos os arquivos que estão contidos dentro dele, inclusive arquivos infectados com vírus. Então, essa é uma ótima opção para recuperar pen drives infectados com vírus.
Quais são as etapas para formatar o pen drive?
Passo 01.
Primeiro abra o Explorador de Arquivos, que está na barra de tarefas. Veja a imagem a seguir:
Se o seu explorador de arquivos não estiver na barra de tarefas, Abra o menu iniciar e digite explorador de arquivos. Veja isso na imagem a seguir:
Agora que você encontrou o seu explorador de arquivos, clique para abri-lo.
Passo 02. Agora que você está dentro do seu explorador de arquivos, procure pela opção Meu Computador (ou Este computador) na barra lateral. Veja a figura a seguir:
Procure no explorador de arquivos pela opção Este computador e clique para abrir.
Passo 03. Agora que você está dentro da opção Este computador, procure pela opção Dispositivos e unidades. Nessa opção você vai encontrar o seu pen drive. Veja na foto a seguir:
Passo 3. Agora que você encontrou o seu pen drive, selecione ele e clique no botão direito do mouse.
Vai aparecer várias opções. Clique na opção Formatar.
Veja a figura a seguir:
Passo 4.Veja bem, você vai deixar as opções como vieram de fábrica. Mas atente-se apenas ao Sistema de arquivos, clicando nele aparece três opções: NTFS, FAT32 (padrão), exFAT. Por padrão, vem selecionado FAT32. Você pode deixar assim, se o seu objetivo é ter maior compatibilidade com diversos outros tipos de dispositivos.
Em resumo, se você quer alta compatibilidade, selecione FAT32 (padrão), mas essa opção só permite compartilhar arquivos de até 4GB. Por outro lado, se você quer compartilhar arquivos maiores do que 4GB, você pode selecionar NTFS ou exFAT. Mas veja bem, das três opções, a opção NTFS é a mais segura, mas também não é compatível com todos os dispositivos, por exemplo, não funciona muito bem no mac.
Agora, se o seu objetivo é compartilhar arquivos grandes com diversos tipos de dispositivos, selecione a opção exFAT. A compatibilidade da opção exFAT é intermediária, ou seja, ela é mais compatível do que NTFS e menos compatível do que a opção FAT32.
Para você não ter problema de compatibilidade é recomendável que utilize FAT32 (padrão)
Passo 5. Agora que você selecionou FAT32 (padrão), clique no botão iniciar. Veja a imagem acima.
Passo 6. Fez tudo isso? Agora o seu pen drive está formatado!
Se consegui lhe ajudar ou não, deixe nos comentários a sua opinião!